quarta-feira, 20 de julho de 2011

longitude de um ponto- é o angulo definido pelo menor arco paralelo que parte do meridaino de Grenowich ao ponto considerado. Verificamos que as longitudes assumem valores entre 000° a 180º para Este ou Oeste. os graus inteiros de longitude são informados sempre com três algarismos, e os minutos e segundos com dois algarismos.

Devemos ressaltar que em algumas situações as letras dos hemisférios devem ser omitidas. como exemplo temos a latitude de um ponto que está sobre a linha do equador: latitude 00º, ou no meridiano 180°.
conclusão:um ponto geográfico na superfície terrestre ( cruzamento de um paralelo com um meridiano) é formado através das coordenadas geográficas (latitude e longitude, nesta ordem), sendo que a latitude é medida sobre um arco de meridiano e a longitude é medida sobre um arco de paralelo

2 - POSIÇÃO, DIREÇÃO E DISTÂNCIA
O primeiro passo de uma navegador é localizar numa carta aeronáutica a posição dos aeródromos de decolagem, destinho e alternativa, bem como verificar posições ao longo da rota em que terá referências quando em voo. na carta aeronáutica aparecerão os paralelos e meridianos numerados com as latitudes, mas estas não virão acompanhadas da letra designativa do hemisfério. A primeira preocupação seria então verificar quais são os hemisférios ali representados. para isto, uma observação importante: "toda parte superior de uma carta aeronáutica está voltada pra o pólo Norte geográfico ou verdadeiro". Assim sendo, ficará fácil determinar os hemisférios, obervando-se o sentido de crescimento das latitudes e longitudes. Agora a preocupação será achar as coordenadas geográficas de um ponto qualquer na carta. o precedimento é dado no exemplo.

Exemplo: achar as coordenadas geográficas do ponto A, indicado pela seta, na figura abaixo. latitude - trace, a partir do ponto A, uma linha paralela mais próxima até encontrar com um meridiano) leia, na escala de latitudes (sobre um meridiano) os graus e minutos correspondentes. no exemplo= 20º40'5 longitude- trace, a partir do ponto A, uma linha paralela ao meridiano mais próximo até encontrar com um paralelo. leia, na escala de longitudes (sobre um paralelo) os graus e minutos correspondentes. no exemplo= 053º20'w.



importante: note que os minutos são contados partindo da menor latitude ou longitude para a maior, acompanhando o crescimento dos graus de latitude ou longitude. em virtude de se medir a latitude na escala impressa sobre um meridiano, esta é chamada de ESCALA DE LATITUDES: e como medimos a longitude sobre a escala do paralelo, esta é chamada de ESCALA DE LONGITUDES.

para se plotar um ponto, conhecido suas coordenadas geográficas, o procedimento é inverso. ache um meridiano a latitude e trace uma linha paralela ao meridiano mais próximo. ache sobre o paralelo a longitude e trace uma linha ao paralela ao meridiano mais próximo. o cruzamento das duas linhas determina um ponto chamado de ponto geográfico.

2.1 DIREÇÃO NA SUPERFÍCIE TERRESTRE
Para navegarmos precisamos constantemente saber a orientação (direção a seguir), a partir de terminado ponto para chegarmos a outro. vimos anteriormente que uma direção sempre poderá ser expressa por um valor angular. numa carta, onde teremos a trajetória (rota) definida por uma linha que une dois pontos, podemos também utilizar este processo. inicialmente, vamos estabelecer que toda direção NORTE VERDADEIRA (NV) , que seria a própria direção do meridiano, é a direção de referência. sendo assim, qualquer direção formará com a direção de referência um valor angular que, como já vimos, será medido no sentido horário.

com um transferidor graduado em 360º utilizamos os meridianos ou paralelos interceptados pela trajetória como referência para ajustes do transferidor.


2.3 DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS
A unidade de distância mais utilizada na navegação aérea é a milha náutica, sigla Nm (nautical mile) ou, raramente camada MIMA (milha marítima).
por que a milha náutica é largamente utilizada em negação?
o comprimento de um círculo máximo na terra ( Equador ou sobre meridianos ) foi dividido em 21600 partes iguais. A uma destes partes foi estabelecido valor 1 NM . sendo assim, a distância para efetuar uma volta em torno da terra sobre um círculo máximo será de 21600 NM. Nesta volta, o arco em graus vale 360 e, se quisermos em minutos, acharemos o valor de 21600. daí podemos concluir que:
1 NM = 1' de arco de um círculo máximo
como em todas as cartas aeronáuticas sempre teremos círculos máximos presentados (meridianos ou Equador), podemos utilizá-los como escala para obter a distância entre dois pontos.
O procedimento a seguir é o utilizado na maioria das vezes, quando a distância entre dois pontos não for maior que 350 milhas náuticas (650 quilômetros), em qualquer tipo de carta.

inicialmente, ligue os dois pontos entre os quais se quer medir a distância com uma linha reta. com uma régua ou compasso, transporte a medida obtida entre os dois pontos para o meridiano mais próximo (círculo máximo). conte os minutos que correspondem esta medida sobre a escala de latitudes. como a cada minuto de arco corresponde a uma milha náutica, a quantidade de minutos lida fornece a distância em milhas náuticas.
a figura ilustra o procedimento descrito. Devemos observar que com uma folha de papel poderíamos medir a distância entre os pontos sem necessidade da régua ou compasso. Caso queira comprovar, experimente utilizando uma folha qualquer.

ob. : colocar gravura.

3- MAGNETISMO TERRESTRE
O espaço em torno de um ímã, em que se fez sentir sua força magnética, é chamado campo magnético. Em qualquer parte do campo a força magnética tem uma intensidade e direção definida. o campo magnético normalmente pode ser representado por linhas de força magnética que nunca se cruzam ou interrompem, convergem para dois pontos chamados pólos.

A terra age como um grande ímã esférico tendo suas próprias características. O magnetismo terrestre em qualquer lugar é medido pela determinação da direção e
intensidade do campo magnético. Os dois valores variam com o tempo, entretanto, a variação da intensidade é abandonada em navegação.

Os pólos magnéticos atualmente estão localizados nas coordenadas geográficas 73ºN - 100º w ( ilha do príncipe de Gales = pólo Norte magnético) e 68º S - 144º E ( ANtártica = pólo Sul magnético).

Obs: incluir gravura


sendo assim, em determinado lugar da superfície terrestre, poderemos obter a direção do Norte magnético (NM = direção da linha de força magnética) e a direção do Norte verdadeiro (NV = direção do meridiano). ao valor angular obtido do NV até o NM chamamos de DECLINAÇÃO MAGNÉTICA, sigla DMG.

a DMG pode variar de 0° a 180° graus para Este ou Oeste. se o NM está a esquerda do NV a DMG é W (Oste), quando a direita é (Este), e se as direções coincidirem é NULA.

Ao navegador interessa saber o valor da DmG de uma região que pretenda voar pois as direções obtidas nos equipamentos de bordo são referenciadas ao NM, e não ao NV. sendo conhecido o valor da DMG, através de uma operação matemática simples, chega-se ao resultado pretendido. As cartas aeronáuticas terão impressas o valor o valor da Dmg através de LINHAS ISOGÔNICAS. Etas linhas, que unem pontos de mesma Dmg, serão representadas por uma linha tracejada, acompanhada do valor da Dmg e a letra designativa E ou W, conforme o caso.

linha agônica - linha numa carta aeronáutica que une pontos de declinação magnética nula (0°), representada na carta através de uma linha tracejada duplamente. normalmente, ao invés do algarismo ZERO, aparecerão escritas as palavras " NO VARIATION".

3.2 BÚSSOLA MAGNÉTICA
Sem dúvida alguma, o mais importante equipamento de navegação a bordo das aeronaves é a bússola. Basicamente, a bússola magnética se compõe de um ímã montado sobre uma superfície circular ou cônica graduada que, suspensa sobre um pivô, tenderia a se alinhar com direção Norte-Sul magnética da superfície terrestre, indicando ao piloto o valor angular que a direção do eixo longitudinal da aeronave faz com o que chamamos de Norte Magnético(NM).

Entretanto, a agulha ou ímã no interior da bússola, sofre influencia também de forças magnéticas da estrutura da aeronave e seus sistemas elétricos. estas forças podem causar um desvio de agulha e, consequentemente, um erro no valor indicado na linha de fé do visor. ou seja, na realidade a agulha de uma bússola se alinha com um norte resultante dos campos magnéticos terrestres e o do próprio avião, batizado de Norte bússola, sigla NB, ou ainda Norte agulha, sigla NA.

O erro provocado, expressa por um valor angular para Este ou Oste a partir da direção NM à direção NB, é chamado de DEVIO BÚSSOLA (NB) DESVIO AGULHA (DA) ou simplesmente DESVIO (D). O desvio bússola varia com a direção em que a aeronave estiver orientada e será definido por intermédio de um cartão de desvios colocado próximo da bússola. O erro pode ser diminuído por intermédio de compensadores magnéticos, não devendo atingir nunca valor maior do que 5°.





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