grupo 2

b001- A convenção de Chicago, na qual tomaram parte representante de 54 nações, e que resultou  na criação  da OACI, foi realizada em :

a) 1919
b) 1929
c) 1944
d) 1945

002- Os anexos à convenção de Chicago  definem normas técnicas padronizadas para disciplinar  o exercício  de transporte aéreo. o países membros que por motivos técnicos ou discordância de legislação interna não puderem cumpri-las, deverão levar o fato ao conhecimento dos demais membros, através da apresentação de:

a) alterações
b) diferenças
c) discordâncias
d) motivações

003- Nos termos do artigo 37 da convenção de Chicago, a OACI estabeleceu normas de caráter técnico em instrumentos denominados:

a) resumos à convenção
b) regulamentos brasileiros de homologação aeronáutica (RBH)
c) anexos a convenção 
d) regulamentos da convenção

004- A uniformização dos critérios relativo  ao critério de transporte (bilhete de passagem, nota de bagagem, etc) foi conseguida:

a) na convenção de Chicago
b) na convenção de Varsóvia
c) pela ONU
d) pela ANAC

005- Na  convenção de Varsóvia foram estabelecidas regras que não são seguidas até hoje. Assinale a alternativa que não diz respeito à convenção

a) responsabilidade dos transportadores aéreos quanto aos passageiros em caso de morte ou lesões
b) direitos e obrigações dos transportadores aéreos
c) base rígida e segura para reparação de danos pessoais
d) articulações de rotas e métodos comerciais uma rede única de serviço público  mundial 


006- Estudar os problemas da aviação civil internacional e estabelecer padrões  e regulamentos intencionais para aviação civil, são algumas das finalidades da:

a) OACI
b) ONU
c) IATA
d) AITAL

007- A OACI estabeleceu normas de caráter técnico, através de anexos. O que estabelece normas para licenciamento de pessoal é o anexo:

a) 1
b) 2
c) 7
d) único

008- A sigla ONU significa:

a) Organização Nacional Unida
b) Organização das Nações Unidas 
c) Objetivos Nacionais de Unificação
d)  União Nacional das Organizações Aéreas

009- A organização internacional, responsável pela elaboração de normas, métodos e procediementos relativos a aviação civil, do qual  Brasil é integrante, chama-se:

a) ONU
b) ICAO
c) OEA
d) ANAC

010- As empresas de transporte aéreo latino-americanas criaram em 1980 uma associação privada, para tratar dos problemas de transporte aéreo, tarifas, etc, dentro de sua área de atuação é denominada:

a) CLAC
b) IATA
c) AITAL
d) CERNAI

011- As normas e recomendações que foram adotadas pela OACI, como padrão mínimo para a concessão de licenças e instrução do pessoal aeronáutico ( aeronautas e aeroviários ),  estão contidas no (a)

a) CBAer
b) anexo 1
c) RBHA 61
d) IAC 3248

012- A simplificação das formalidades aduaneiras, de imigração e saúde pública, no que se refere ao tráfego aéreo internacional, bem como tratamento dos múltiplos aspectos econômicos do tráfego aéreo, foi conseguido pela:

a) OACI 
b) IATA
c) CERNAI
d) ONU

013- A OACI tem sua estrutura, um órgão considerado como poder máximo da organização. é constituído por todos os países membros e denominado:

a) concelho
b) assembléia 
c) órgão técnico
d) secretariado

014- Em 1945 foi criada a International Air transport Association ( IATA) e sua sede atual fica em:

a) Nova York - EUA
b) Zurique - Suiça
c) Montreal - Canadá 
d) Varsóvia - Polônia

015- A IATA, através de seus diversos setores, desenvolve, dentre outras, as seguintes atividades:

a) mantém contato a nível governamental  sempre que necessário para comunicar normas adotadas pela associação
b)propicia os meios que possibilitam a concorrência entre os transportadores aéreos
c) promove um constante intercâmbio de informações, padronizações e disciplina de atuação, como por exemplo, publicação de manuais, documentos de transporte de passageiros e carga, etc
d) acerto de contas relativo a trasporte aéreo, através da câmara de compensação( clering house), anualmente, com as empresas associadas

016- A sigla FAA significa:

a) Fundo de auxílio à aviação
b) Federal Aviation Administration
c) Federal de Assistência à aviação
d) Federal Aviation Association

017- Orgão iminentemente político, de assessoramento de alto nível, incumbindo de estudar, planejar e coordenar os assuntos que dizem respeito a aviação civil internacional e que trabalha coordenadamente com a ANAC é o (a)

a) CTA - Comando Geral  de Tecnologia Espacial
b) DIRENG - Diretoria de Engenharia da Aeronáutica
c) CERNAI - Comissão de Estudos Relativos á Navegação 
d) SINCONFAC - Sistema Central de Controle de Fiscalização de Aviação Civil

018- A segurança a bordo de aeronaves civis, porte e transporte de cargas perigosas compete a (ao)

a) GER
b) Superintendência de Segurança Operacional (SSO)
c) Comando da Aeronáutica
d) DTCA

019- As autoridades aeronáuticas da America do Sul, Central e Caribe, dispõe  de uma organização adequada, para tratar de assuntos relativos a aviação civil latino-americana, denominada:

a) IATA
b) CLAC
c) ICAO
d) AITAL

020- com relação às atividades específicas da aviação civil, as GER, dentro de sua área de jurisdição, tem como finalidade:

a) executar diretamente ou assegurar sua execução
b) criar e divulgar a legislação pertinente
c) exercer sua normatização
d) assegurar a manutenção da infra estrutura do sistema

021-  O inspetor da Agencia Nacional de Aviação Civel é conhecido como:

a) ASV
b) OSV
c) DOV
d) INSPAC

022- Sempre que o vôo se realize de acordo com as normas vigentes, ninguém poderá opor-se, em razão de propriedade na superfície, a (ao)

a) decolagem
b) arremetida
c) pouso
d) sobrevoo 

023- Considera-se situadas no território do estado de sua nacionalidade, onde quer que se encontrem, as aeronaves:

a) comerciais limitadas
b) públicas e militares
c) públicas e privadas
d) comerciais e privadas

024- Uma aeronave privada brasileira pousada  ou sobrevoando águas ou território neutro, é:

a) estrangeira
b) brasileira 
c) sem nacionalidade
d) neutra

025- O título de propriedade de uma aeronave é representado, salvo prova em contrário, pelo certificado de:

a) aeronavegabilidade
b) matrícula 
c) nacionalidade
d) execução de serviços

026- A designação de empresas brasileiras para os serviços de transporte aéreo internacional cabe à (ao):

a) governo brasileiro 
b) Agencia Nacional de Aviação Civil
c) comando da Aeronáutica
d) Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA)

027- Qual das alternativas abaixo corresponde a uma atividade enquadrada como serviço aéreo privado:

a) transporte aéreo público não regular
b) administração pública municipal
c) recreio ou desporto 
d) nacional ou internacional

028-  Os serviços aéreos classificam-se em:

a) públicos e privados 
b) civis e militares
c) particulares e oficiais
d) nacional e internacional

029- Assinale a alternativa correta:

a) as aeronaves civis são classificadas em privadas e comerciais
b) o Brasil exerce completa soberania sobre o espaço aéreo acima de seu território e mar territorial 
c) o direito aeronáutico é regulado somente pelo código brasileiro de aeronáutica
d) o transporte público doméstico pode ser explorado por pessoa jurídica estrangeira

030- Os transportes domésticos poderão ser efetuados em aeronaves de matrícula estrangeira, arrendadas, desde que:

a) autorizada pela autoridade competente
b) por absoluta necessidade
c) seja julgado oportuno pelo transportador
d) é velada esse tipo de transporte em aeronaves com matrícula  estrangeira


031-  Poderão ter natureza comercial, quando autorizadas para fins lucrativos, as aeronaves:

a) públicas
b) particulares
c) privadas 
d) militares

 032- A exploração de serviços aéreos públicos será permitida pela autoridade competente através de:

a) autorização, nos casos de transporte aéreo não regular
b) concessão, nos casos de transporte aéreo regular
c) autorização, nos casos de transporte aéreo especializado
d) todas as anteriores 

033- para exploração de transportes aéreos públicos, quando se tratar de transporte aéreo regular, haverá a necessidade de prévia:

a) autorização
b) permissão
c) licença
d) concessão 

034- o "SINCONFAC"- (sistema integrado de controle e fiscalização de aviação civil) assegura as condições necessárias à operação e ao desenvolvimento das atividades de aviação civil, de forma ordenada, eficiente e econômica. Os órgãos que compõe o sistema são:

a) ANAC - DECEA- INFRAERO 
b) DERING - COMARA
c) GER - SRPV - COMAR
d) Comando da Aeronáutica - Ministério das Comunicações

035-  Os três fatores básicos considerados numa investigação de acidente ou incidente aeronáutico são:

a) humano, econômico e meteorológico
b) humano, material e operacional
c) humano, fisiológico e psicológico
d) econômico, fisiológico e meteorológico

036- Indique os órgãos do ministério da Defesa, cuja finalidade é tratar das questões relativas a aviação comercial em todo território nacional:

a) Gerência Regional de Aviação Civil (GER)
b) Superintendência de estudos, pesquisas e capacitação para Aviação Civil (SEP)
c) Sistema de Aviação Civil (SAC)
d) Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)


037- A organização das atividade necessárias ao  funcionamento e ao desenvolvimento da aviação civil é finalidade precípua do:

a) ANAC
b) Sistema de Aviação Civil (SAC)
c) GER
d) Comando do Aeronáutica

038- A instrução técnica especializada e os estudos e pesquisas na área da aviação civil são coordenadas pelo:

a) ANAC
b) GER
c) SEP
d) MInistério da Defesa

039- O estabelecimento de regras e procedimentos de tráfego aéreo cabe ao (ao)

a) Departamento de controle de Espaço do Espaço Aéreo (DECEA)
b) Sistema de Proteção ao Voo (SPV)
c) instituto de proteção ao Voo (IPV)
d) Serviço Regional de Proteção ao Voo (SRPV)

040- O órgão do Sistema de Aviação Civil (SAC) que tem por finalidade executar as atividades relacionadas com a aviação civil, nas áreas dos respectivos comandos aéreos regionais, tem como sigla:

a) DECEA  b) SEP     c) ANAC      d) GER


041- A criação do Sistema de Aviação Civil, pelo Ministério da Aeronáutica, foi instituída  pelo decreto n°

a) 65.144, de 12 set 69
b) 65.144, de 12 set-84
c) 65.145, de 12 set-69
d) 65.148, de 12 set-89


042- A autoridade Competente em assuntos de aviação civil no Brasil é:

a) ministério dos transportes
b) ministério da infra-estrutura
c) Ministério da Defesa
d) Ministério da Aviação Civil

043- A homologação de equipamentos aeronáuticos, da fabricação de peças e equipamentos  e a formação de técnicos e engenheiros com destino à aviação civil, é uma das atividades do(a):

a) CERNAI     b) DECEA      c) CTA        d) DIRENG

044- A organização do Ministério da Defesa que tem por finalidade a consecução dos objetivos da política  aeroespacial nacional do setor da aviação civil é a(o)

a) GER             b) FAB           c) ANAC       d) DECEA

045- As empresas de manutenção, industria aeronáutica e as empresas  de transporte aéreo, em relação ao Sistema de Aviação civil são:

a) órgãos paralelos
b) unidades normativas
c) elos executivos
d) órgãos fiscalizadores

046- A empresa pública, vinculada ao Ministério da Defesa,  que cuida da infraestrutura dos principais aeroportos do país é denominada:

a) TASA
b) DAESP
c) INFRAERO
d) COMARA

047- A seleção e o controle médico periódico do pessoal aeronavegante é a principal função do (a):

a) CERNAI
b) CEMAL
c) COMAR
d) DECEA

048- Os documentos que habilitam os tripulantes ao exercício das respectivas funções, são:

a) licença - seguro - habilitação técnica
b) licença - seguro - capacidade física
c) certificado de conhecimento teórico
d) licença - habilitação técnica- capacidade física 


049- O exercício legal das atividades aeronáuticas a bordo de Aeronaves é estabelecido por:

a) certificado de habilitação técnica (CHT)
b) certificado de capacidade física (CCF)
c) certificados de conhecimentos teórico (CCT)
d) licenças de tripulantes

050- As condições especiais, atribuições ou restrições referentes ao exercício das prerrogativas estabelecidas por uma licença, se acham especificadas:

a) nos certificados e habilitação técnica (CHT)
b) na própria licença
c) em diploma próprio, expedido pela ANAC
d) nos certificados de capacidade física

051- cessada a validade do CHT ou licença:

a) perderá do direito da mesma
b) terá seus certificados cassados através de inquéritos
c) ficará impedido do exercício da função nele especificada
d) qualquer das alternativas anteriores

052- No caso de óbito a bordo, o comandante deverá providencia na próxima escala o comparecimento de autoridade:

a) policial
b) aeronáutica
c) médica
d) sanitária

053- No serviço aéreo internacional poderão ser empregados comissários(as)  estrangeiros até a fração de:

a) 1/3
b) 2/5
c) 1/6
d) 1/12

054- O comandante poderá delegar a outro membro da tripulação as atribuições que lhe competem, menos as que se relacionem com:

a) registros no diário de bordo
b) navegação aérea
c) comunicações com órgãos de controle
d) segurança de voo

055- As pessoas devidamente habilitadas, que exercem função a bordo de aeronaves civis brasileiras, são denominadas:

a) tripulantes
b) aeroviários
c) aeronautas
d) pilotos

056- se o tripulante ficar incapacitado fisicamente,  em condição permanente, ele terá seu (sua)

a) licença de voo cassada
b) licença de voo suspensa
c) certificado cassado
d) certificado suspenso

057se for comprovado em processo administrativo ou em exame de saúde que o titular de uma licença não possui idoneidade  profissional ou não está capacitado para as funções especificadas, a autoridade aeronáutica poderá

a) cassar respectiva licença
b) suspender as prerrogativas da licença por até 180 dias
c) recolher certificados até cessar sua validade
d) cassar qualquer dos certificados 

058- Sempre que o titular de uma licença apresentar indícios comprometedores de sua aptidão técnica ou condições físicas, poderá ser submetido a novos exames técnicos ou físicos:

a) mesmo que ainda que estejam validos seus certificados 
b) somente após  o vencimento do certificado respectivo
c) desde que não haja interrupção da atividade aérea
d) após o competente inquérito administrativo

059-tripular com certificado de habilitação técnica ( CHT) vencido, poderá implicar em:

a) multa e interdição da aeronave 
b) cassação do certificado
c) detenção ou apreensão da aeronave
d) suspensão por 24 meses

060- permitir a composição da tripulação por aeronauta sem habilitação é infração imputável a (ao)

a) concessionária ou permissionária de serviços aéreos
b) proprietário da aeronave
c) comandante da aeronave
d) todos acima

061- Na prática reiterada  de infrações graves o tripulante estará sujeito  a pena de:

a) cassação do CHT
b) multa de até 1000 valores de referência
c) suspensão do CHT
d) qualquer das alternativas

062- O certificado de capacidade física ou (CCF) exigido para que o comissário de voo exerça suas prerrogativas é o de:

a) 1ª classe
b) 2ª classe
c) 3ª classe
d) n.d.a

063- transportar carga, material perigoso ou proibido sem autorização , poderá implicar em:

a) multa e cassação de licença do tripulante
b) multa e interdição da aeronave
c) cassação da aeronave e detenção da aeronave
d0 suspensão dos documentos da aeronave

064 O CBAer, ao tratar de responsabilidade civil, estabelece que para garantir eventual indenização  de riscos futuros  em relação a tripulantes, passageiros, carga, entre outros, todo  explorador é obrigado:

a) contratar seguro 
b) estabelecer os  valores dos bens para eventual indenização
c) depositar em juízo, quantia em espécie, relativa ao valor dos bens transportados
d) pedir autorização a ANAC para o transporte

065- A prática de contrabando poderá acarretar ao aeronauta infrator, a pena de:

a) cassação do certificado
b) multa e suspensão do certificado
c) cassação de licença
d) suspensão do certificado

066- No caso de suspensão de certificado, o aeronauta ficará impedido de exercer suas funções por um prazo inicial de no máximo:

a)  90 dias
b) 30 dias
c) 365 dias
d) 180 dias

067-  todo transporte em que os pontos de partida, intermediário e de destino estejam em território nacional, é considerado transporte:

a) nacional
b) brasileiro
c) doméstico 
d) aéreo regular

068- para fins de garantia de responsabilidade, a expedição ou renovação do certificado de aeronavegabilidade só ocorrerá se o proprietário  ou explorador  da aeronave comprovar:

a)  a propriedade da aeronave
b) ser Brasileiro nato ou naturalizado
c) ter autorização para executar o serviço de voo
d) ter contratado o seguro previsto 

069- A cassação de um CHT dependerá de um inquérito administrativo , no curso do qual:

a) será segurado ampla defesa do infrator 
b) o infrator deverá ser ouvido
c) a autoridade aeronáutica arbitrará a culpabilidade do infrator
d) a autoridade aeronáutica não permitirá o uso das prerrogativas estabelecidas no CHT

070- no caso de tripulantes, quais as punições que poderão ocorrer pelo código brasileiro de aeronáutica competente, exceto:

a) multa e cassação
b) suspensão e multa
c) cassação somente
d) multa, suspensão e cassação 


071- O lançamento de coisas de bordo aeronaves, dependerá de prévia permissão da autoridade aeronáutica competente, exceto:

a) quando a aeronave estiver sobre o mar
b) nos voos sobre áreas desabitadas (desertos ou selva)
c) nas situações de emergência 
d) quando se tratar de propaganda (lançamento de panfletos)

072- No caso de pouso de emergência ou forçado, o proprietário ou  possuidor do solo não poderá opor-se  à retirada da aeronave ou sua partida, desde que:

a) autorizado pela autoridade competente
b) o comandante seja responsável pela operação
c) a autoridade policial local tenha autorizado
d) lhe seja dada garantia de reparação dos danos 

073- Salvo permissão especial, nenhuma aeronave poderá voar no espaço aéreo brasileiro, aterrissar no território subjacente ou dele decolar, a não ser que tenha:

a) sido registrado no RAB e porte os certificados de propriedade e aeronavegabilidade
b) autorização expedida pelo CTA
c) certificados de matrícula e aeronavegabilidade
d) marcas de matrícula e nacionalidade e esteja munida dos respectivos certificados de matrícula e aeronavegabilidade 

074- A aeronave é considerada da nacionalidade do Estado em que:

a) foi construída
b) estiver matriculada
c) recebeu a homologação
d) se acidentou

075- Toda aeronave proveniente ou com destino ao exterior fará, respectivamente, o primeiro pouso a última decolagem, em aeroporto:

a) privado
b) nacional
c) internacional
d) doméstico

076- Assinale a alternativa que julgar correta:

a) os aeródromos militares podem ser utilizados por quaisquer aeronaves civis
b) os aeródromos privados podem ser utilizados com fins comerciais
c) uma aeronave pertencente a uma empresa aérea regular será considerada aeronave pública
d) tripulantes são pessoas devidamente habilitadas que exercem função a bordo de aeronaves

077- O código Brasileiro de Aeronáutica ( CBAer) classifica os aeródromos em:

a) públicos e privados
b) civis e militares
c) públicos e militares
d) comerciais e não comerciais

078- Toda área definida, destinada a chegada, partida e movimento de aeronaves, é:

a) aeroporto
b) aeródromo
c) pista de pouso
d) campo de aviação

079- As aeronaves brasileiras são classificas em:

a) civis e militares
b) públicas e privadas
c) aeróstatos e aeródinos
d) federais, estaduais e municipais

080- O surgimento do direito aeronáutico se deveu à necessidade de:

a) permitir o uso de aeronaves nas viagens internacionais
b) regulamentar o emprego  do avião, após  ter sido considerado o veículo de transporte aéreo 
c) normatizar o regulamento de tráfego aéreo
d) coordenar as relações internacionais do transporte aéreo de carga

081- No Brasil, a legislação básica  do direito aeronáutico está consubstanciada na lei nº 7565, de 19 de dezembro de 1986, que sancionou o:

a) anexo I da ICAO
b) regulamento Brasileiro de Homologação Aéronáutica
c) código Brasileiro de Aeronáutica 
d) Registro Aeronáutico Brasileiro

082- O aeródromo destinado exclusivamente a operações de helicóptero é denominado:

a) helipista
b) heliponto
c) aeródromo específico
d) helibase

083- todo aparelho manobrável em voo, que possa sustentar-se circular no espaço aéreo mediante reações aerodinâmicas, apto a transportar pessoas ou coisas é considerado:

a) aeronave
b) avião
c) aeroplano
d) aeródino

084- Das alternativas abaixo, qual indica o órgão de sistema de Aviação Civil (SAC) que está diretamente subordinado ao diretor presidente da ANAC:

a) Superintendência de Estudos: pesquisas e capacitação para Aviação Civil  (SEP)
b) Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA)
c) Comando Geral de Tecnologia Espacial (CTA)
d) Diretoria de Saúde da aeronáutica

085- O relatório preliminar, referente aos acidentes ocorridos com aeronaves civis, tem em princípio, caráter:

a) ostensivo
b) reservado
c) secreto
d) normal

086- O sistema de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos tem como sigla:

a) CENIPA
b) DIPAA
c) CIAA
d) SIPAER

087- Em caso de acidente, a guarda da aeronave ou de seus destroços, objetivando preservar os indícios  e evidências, são responsabilidade do (a):

a) SRPV da área
b) COMAR da área
c) prefeitura ou policial local
d) proprietário ou operador da aeronave 

088- cabe ao SIPAA da GER, a investigação de acidente aeronáutico ocorrido com aeronave pertencente a aviação:

a) doméstica
b) internacional
c) geral 
d) regular

089- Assinale a Alternativa errada:

a) um acidente aeronáutico ocorre por uma única causa
b) todos os acidentes aeronáuticos podem ser evitados
c) a prevenção de acidentes aeronáuticos requer mobilização geral
d) todo acidente aeronáutico tem um precedente

090-  O documento que contém o relato de fatos considerados potencialmente perigosos à aviação e que permite a adoção de medidas corretivas pelas autoridades aeronáuticas, é denominado relatório:

a) final
b) preliminar
c) de perigo 
d) de incidente

091- Se durante uma investigação de acidente aeronáutico houver  índices de crime ou contravenção, poderá ser:

a) cancelada a investigação
b) remetida a investigação para um juiz de direito
c) sequestrada a tripulação
d) instaurado um inquérito policial, paralelamente à investigação 

092- assinale a alternativa que   não  diz respeito às responsabilidades do proprietário ou explorador da aeronave, em caso de acidente aeronáutico:

a) fornecer informações nos processos e investigação
b) guardar dos destroços e bens da aeronave 
c) investigação de acidente
d) ressarcimento dos danos causados aos passageiros

093- As investigações de acidentes e incidentes aeronáuticos tem por finalidade:

a) definir acidentes em garimpos e verificar de quem é a responsabilidade
b) prevenir acidentes aeronáuticos, eliminando fatores para sua ocorrência, orientando com normas de segurança
c) prevenir incidentes, responsabilizando o operador da aeronave mesmo que este não traga ensinamentos para prevenção
d) definir responsabilidades do comandante e os demais tripulantes, favorecendo fatores para aventuas e próximas ocorrências

094- Havendo deficiências em auxílio à navegação, deve-se preencher um:

a) relatório de perigo 
b) relatório de incidente
c) relatório preliminar
d) formulário de notificação

095- Os destroços de uma aeronave acidentada que não puderem ser removidos deverão ser marcados com tinta:

a) preta e pelo COMAR
b) vermelha e pelo CENIPA
c) amarelo e pelo SALVAERO
d) amarela e pelo operador da aeronave

096- A pessoa que tiver conhecimento de acidente aeronáutico, ou da existência de destroços de aeronaves, deverá comunicar a autoridade competente:

a) pessoalmente
b) por via telefone
c) pelo meio mais rápido 
d) através de radiograma

097- O responsável pela destinação dos restos mortais das vitimas de incidente aeronáutica é o(a)

a) COMAR
b) operador da aeronave
c) equipe médica do SIPAER
d) comando da Aeronáutica

098- Quando o operador da aeronave envolvida num incidente aeronáutico não dispuser de agente de segurança de voo (ASV) e não puder utilizar o de outro operador:

a) o incidente estará isento de investigação
b) deverá solicitar ao CENIPA   a referida investigação
c) deverá solicitar a GER da área a referida investigação 
c) apenas comunicará o fato ao CENIPA, pois, de maneira geral, os incidentes aeronáuticos não são investigados

099-A comunicação de um acidente aeronáutico, ou da existência de destroços de aeronaves:

a) é obrigação de qualquer pessoa
b) é facultativo a qualquer pessoa, porem obrigatório para qualquer aeronave
c) é da competência de qualquer órgão do comando da Aeronáutica
d) se constitui numa obrigação somente para os ridioamadores e os aeronautas

100- O proprietário, explorador, arrendatário ou tripulantes deverão comunicar o acidente ocorrido com aeronave sob sua responsabilidade, pelo meio mais rápido disponível, a:

a) autoridade policial local
b) qualquer repetição pública
c) organização militar mais próxima
d) organização do comando da Aeronáutica mais próxima

101- A guarda dos bens envolvidos no acidente, a bordo da aeronave acidentada, ou de terceiros envolvidos , é da responsabilidade do (a)

a) explorador da aeronave
b) autoridade policial regional
c) proprietário ou operador da aeronave
d) piloto em comando ou tripulante que não estiver incapacitado 

102- toda pessoa que tiver conhecimento de acidente aeronáutico, deverá comunicar o fato pelomeio mais rápido ao (o)

a) proprietário
b explorador da aeronave
c) autoridade pública mais próxima
d) autoridade militar mais próxima

4 comentários:

  1. QUESTÃO 92 ESTÁ INCORRETA, A UNICA NÃO RESPONSABILIDADE DO OPERADOR EM CASO DE ACIDENTE É DE QUE NÃO CABE A ELE A INVESTIGAÇÃO.

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  2. QUESTÃO 92 ESTÁ INCORRETA, A UNICA NÃO RESPONSABILIDADE DO OPERADOR EM CASO DE ACIDENTE É DE QUE NÃO CABE A ELE A INVESTIGAÇÃO.

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  3. Concordo com o Junior Garcia, questão 92 está errada a resposta. correto seria Charlie

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