a) acidental
b) preparada
c)provocada
d)despreparada
002- Despressurização significa:
a) um local cuja pressão interna é zero
b) entrada forçada de ar por meio de uma força maior
c) a saída do ar de um meio de menor para um de maior pressão
d) saída do ar de um meio de maior para um de menor pressão
003- O oxigênio terapêutico (máscara oro nasal) tem como finalidade:
a) servir de proteção no combate ao fogo
b) atender passageiros que estejam com para circulatória
c) atender passageiros e tripulantes que estejam com insuficiência
d) proteger tripulantes que estejam em áreas com fumaça e/ou gases tóxicos
004-O conjunto de sobrevivência no mar é um equipamento obrigatório para aeronaves que efetuam voos:
a) costeiros
b) regionais
c) domésticos
d) transoceânicos
005- Assinale a alternativa mais correta, com relação ao uso dos megafones existentes a bordo:
a) somente em casos de falha no sistema P.A
b)em comunicação entre um bote e outro, em pouso no mar
c) somente em situações de emergência, em pouso na selva
d) em pane no sistema P.A. e para orientar os passageiros em pouso de emergência
006- Durante o voo, cheques nos toaletes e monitoramento da cabine de passageiros, devem ser feitos frequentemente, com medida de:
a) relações públicas
b)rotina e segurança
c)observação dos passageiros
d)prevenção do pânico de emergência
007- No caso de um pouco de emergência, para se evitar ferimentos, todo material na cabine deve ser recolhido e guardado:
a) nos toaletes, travando-os
b) atrás das ultimas poltronas
c) sob as poltronas dos passageiros
d) nos compartimentos dos equipamentos de emergência
008- Nos fatores citados abaixo, identifique o que não determina a necessidade de um pouso de emergência:
a) sabotagem
b) morte de passageiro a bordo
c) perda total de força elétrica
d) perda de combustível por vazamento
009- Quando ocorre falha no sistema normal de iluminação é acionado automaticamente um sistema de emergência. Neste caso, na maior parte das aeronaves há, externamente, iluminação:
a) na asa e na empenagem
b) junto às saídas principais
c) na asa e junto as saídas de serviço, apenas
d) junto às saídas principais e de serviço e nas áreas sobre a asa
010- As aeronaves, em caso de despressurização, estão equipadas com:
a) maletas contendo máscara CAF
b) maletas contendo oxigênio portátil
d) um sistema fixo de oxigênio (PSU)
d) um sistema secundário com máscara full-face
011- Os equipamentos auxiliares de evacuação, para a homologação das portas como saídas de emergência, são os (as):
a) escadas
b) escorregadeiras infláveis
c) cordas de escape
d) barcos salva-vidas
012- Qualquer passageiro que estiver recebendo oxigênio terapêutico por tempo prolongado, sofrerá um ressecamento no rosto e nas mucosas. para minimizar os efeitos desse ressecamento, deve-se:
a) aplicar qualquer substância gordurosa no rosto
b) ministrar oxigênio apenas por vinte minutos e solicitar orientação de um médico a bordo
c) dar um copo de água a cada dez minutos para umidificação da área verificando a necessidade de continuar a aplicação de oxigênio
d) promover a cada dez minutos a umidificação da área verificando a necessidade de continuar a aplicação de oxigênio
013- Em uma situação de emergência real, a instrução que deverá ser dada aos passageiros, em relação a utilização dos coletes salva-vidas, orienta para que estes sejam inflados:
a) após o pouso, dentro da aeronave
b) com os passageiros sentados em seus lugares, antes do pouso
c) quando os passageiros estiverem de pé no corredor
d) na soleira da porta ou sobre a asa, antes de abandonar a aeronave
014- Durante um turbulência os comissários devem:
a) efetuar serviços de bordo normalmente
b) circular pelo corredor e ver se está tudo bem
c) ficar em seus assentos e ficar com os cintos afivelados
d) ficar em seus assentos sem colocar o cinto de segurança
015- Indique o memento e o local em que o uso de cigarros é expressamente proibido:
a) somente nos toaletes
b) apenas nas áreas de não fumantes
c) no solo, nos toaletes e durante os pousos ou turbulência
d) em todas as fases do voo, no solo e nas escadas
016- Visando a segurança dos passageiros, ao serem comunicados que passarão por turbulência, os comissários adotam alguns procedimentos:
a) guardam as bagagens de mão nos toaletes e suspendem os serviços de bordo
b) orientam os passageiros para que atem os cintos de segurança e reclinem a cadeira
c) suspendem o serviço de bordo, travam os compartimentos da galley e avisam aos passageiros
d) travam os compartimentam da galley, verificam se todas as portas de emergência estão fechadas e os cintos de segurança atados
017- num pouso de emergência em terra, ao checar a operatividade da saída de emergência de sua responsabilidade, o comissário verifica que a mesma encontra-se emperrada. o seu procedimento a seguir deverá ser:
a) permanecer junto a saída e redirecionar os paxs para a mais próxima operativa
b) segurar as alças da porta, para ser retirada a força, e gritar " para trás", porta emperrada
c) abandonar sua saída e ir ajudar um colega na saída operativa mais próxima
d) ir até o cockpit e solicitar para o comandante ou co-piloto ajudarem abrir a porta emperrada
018- Ao verificar os equipamentos de sobrevivência no pré-voo, o comissário deverá ter em mente que a relação quantidade de kits/pax deverá ser de:
a) 1 para cada 50 pax, desprezando-se as frações
b) 1 para cada 20 pax, desprezando-se as frações
c) 2 para cada 25 pax, desprezando-se as frações
d) 21 para cada 50 pax, desprezando-se as frações
019- Para que o comissário posso atuar com sucesso em uma situação de emergência deve-se de tudo estar familiarizado com:
a) toda tripulação
b) os equipamentos de combate a incêndio
c) os equipamentos de combate a incêndio
d) as saídas de emergência disponíveis a bordo
020- O sistema de oxigênio fixo na aeronave é dividido em:
a) um para cada tripulante
b) um para cada tripulante da cabine de comando
c) dois, sendo um para a cabine de comando e outro para a cabine de passageiros
d) dois, sendo um para a cabine de comando e um para galley traseira
021- Quando ocorrer qualquer incidente na cabine de passageiros é dever do comissário:
a) avisar aos passageiros para manterem-se calmos
b) avisar ao comissário supervisor
c) ficar quieto e esperar que a situação fique calma
d) avisar o comandante e manter os pax sob controle
022- preparando-se para um pouso de emergência, os comissários deverão verificar:
a) posição de impacto dos passageiros
b) posição de impacto dos tripulantes
c) extintores de incêndio
d) pax com cintos atados, mesinhas travadas, encostos das poltronas na posição vertical
023- Nos lavatórios das aeronaves, sob a pia, há:
a) smoke system
b) circuit-breaker
c) extintores de gás freon
d) extintor de gás neon
024- A posição de impacto que o comissário deve adotar num pouso de emergência, estando sentando de frente para o nariz da aeronave é:
a) pescoço pressionado para trás
b) cabeça para frente e queixo pressionado contra o pescoço
c) braços cruzados e cabeça fletida para trás
d) cinto de inércia, braços cruzados e cabeça baixa
025- A existência de uma máscara de oxigênio a nais na unidade de serviço de passageiro (PSU) é:
a) para atender pax/trip em caso de insuficiência respiratória
b) para ser utilizada em caso de fumaça intensa na cabine pelo comissário
c) caso haja um colo ou para o comissário numa situação de despressurização
d) para atender pax que estejam em macas e precisem de oxigênio durante todo o voo
026- por medida de segurança em pousos e decolagens, a iluminação deve:
a) ser reduzida, deixando-se a mínima luminosidade possível
b) deixar a porta da cabine de comando aberta
c) apagar toda a aeronave
d) apagar as luzes do vestíbulo
027- Os passageiros devem iniciar a evacuação numa situação de emergência imediatamente após:
a) a aeronave tocar o solo
b) receberem ordem do pessoal de terra
c) parada total da aeronave e corte dos motores
d) serem orientados pelo chefe de cabine
028- Numa situação de emergência "não evidente", o comando da evacuação na ordem hierárquica deverá ser:
a) comandante e co-piloto, apenas
b) co-piloto e chefe de cabine, apenas
c) qualquer tripulante técnico, chefe de equipe e comissários
d) comandante, qualquer membro técnico, chefe de equipe e comissários
029- Em caso de despressurização da cabine de passageiros os procedimentos que os comissários deverão adotar são:
a) atender idosos e crianças priotáriamente
b) continuar normalmente com o serviço de bordo
c) sentar na poltrona mais próxima e pegar a máscara sobressalente e atender passageiros mais próximos
d) voltar a sua estação e aguardar a orientação do comandante
030- Antes de um pouso de emergência a distribuição de mantas e travesseiros será para:
a) se aquecer a noite
b) em qualquer fase do voo
c) maior conforto do passageiro
d) colocar sobre os joelhos para a proteção do rosto na posição de impacto
031- É vedada o uso dos aparelhos celulares para passageiros e tripulantes:
a) desde a entrada no aeroporto
b) em qualquer fase do voo
c) desde a entrada nos portões de embarque e na sala de espera
d) somente na sala de embarque
032- para ativar o sistema de oxigênio da PSU, deve-se:
a) pressionar o botão vermelho
b) puxar a máscara para baixo
c) pulsionar a máscara para baixo
d) pressionar o botão azul
033- no pré-voo, a prioridade do check list deverá ser com relação a:
a) alimentação
b) equipamentos de emergência
c) revistas e jornais
d) condições de limpeza dos toaletes
034- Um procedimento de segurança adotado pelos comissários em voos noturnos édurante pousos e decolagens:
a) manter a lanterna de mão acesa, discretamente e sem que os passageiros percebam
b) deixar todas as luzes acesas para que os paxs possam acompanhar as decolagens e os pousos
c) manter o vídeo ligado para que os paxs se distraiam e não fiquem preocupados com a operação da aeronave
d) aumentar o volume da música, após a locução " preparação para o pouso" para distrair os paxs
035- Em uma emergência preparada, o motivo pelo qual os comissários mandam retirar brincos e objetos pontiagudos, é para:
a) evitar ferimentos no pouso
b) não estragar os equipamentos de combate ao fogo
c) não perceber na hora do impacto
d) não ser usado como arma
036- Em caso de falha no sistema elétrico da APU, os comissários deverão se comunicar com os passageiros, em caso de emergência, através do (a)
a) megafone
b) luz de emergência
c) interfone
d) sistema auxiliar de pax
037- A bordo das aeronaves, os equipamentos que auxiliam, além dos extintores, em situação de incêndio são:
a) machadinha, garrafa de oxigênio com máscara oro-nasal, CAF, luvas de keolar
b) garrafa de oxigênio com máscara fill face, megafone, roupa de amianto, CAF
c) machadinha, CAF, luvas de amianto, óculos contra fumaça
d) permanecer junto a saída e direcionar os paxs para outra saída
038- Durante uma evacuação de emergência o comissário percebe fogo do lado externo da aeronave. o mesmo deverá:
a) colocar fita vermelha indicando que aquela saída deverá ser aberta
b) redirecionar os paxs para outra saída e ir ajudar outro comissário junto a sua saída
c) orientar os paxs para que utilizem as saídas sobre as asas
d) permanecer junto a saídas e direcionar os paxs para outra saída
039- No check pé-voo os comissários deverão observar que a posição do manômetro do extintor de halon esteja na posição:
a) 1400 PSI
b) 1600 PSI
c) faixa verde
d) faixa azul
040- para atuar com sucesso numa situação de emergênciadeve-se antes:
a) saber apenas como se operam as escorregadeiras e saídas de emergências
b) estar familiarizado com todo o equipamento que se tem à disposição
c) estar familiarizado com outros tripulantes e também com as saídas de emergência
d) saber apenas onde estão localizados os extintores, máscaras, megafones e machadinhas
041- Durante a preparação dos passageiros para pouso de emergência na água, os membros deverãos er instruídos para:
a) permanecem em fila junto as saídas de emergência
b) recolherem seus objetos de uso pessoal, retirando apenas os óculos e quais quer objetos pontiagudos
c) permanecer permanecerem sentados com os cintos de segurança desatados, cabeça encostada na poltrona e sem os sapatos
d) retirar sapatos, óculos e outros objetivos pontiagudos e vestir os coletes salva-vidas, mantendo-se sentados com os cintos atados
042- O procedimento que os comissários deverão adotar antes de ser comunicada aos passageiros uma situação de emergência, é:
a) posicionar-se ao longo da cabine para conter as primeiras manifestações de pânico
b) retomar a sua estação e assumir posição de impacto, após interromper o serviço de bordo
c) prosseguir com o serviço de bordo normalmente para que os passageiros não entrem em pânico
d) ficar próximo da cabinde de comando para se manter informado de qualquer alteração na programação
043- o momento adequando para se abir as saídas de emergência, quando uma evacuação se tornar evidente, após parada total da aeronave, será:
a) aguardar a chegada do serviço de apoio terrestre
b) efetuar corte dos motores e verificação da área externa
c) combater o fogo, se houver, porque há risco de explosão
d) aguardar a chegada do corpo de bombeiros e da manutenção do aeroporto
044- Ao se utilizar a escorregadeira numa evacuação em terra, o procedimento correto é saltar e deslizar:
a) com as pernas encolhidas
b) após constatação de inflação total da mesma
c) antes de cessar o ruído de entrada do ar pelos aspiradores do tipo venturi
d) logo após o acionamento do cilindro de ar comprimido responsável pela inflação da mesma
045- Das alternativas abaixo, a mais correta com relação ao SPEECH feito pelo chefe de equipe, em momentos de reabastecimentos com passageiros a bordo, será que estes não poderão:
a) desatar cintos de segurança e fumar
b) fazer uso dos toaletes de bordo e chamar os comissários
c) fumar, acender fósforos, isqueiros e quaisquer objetos que produzam faíscas
d) levantar de suas poltronas, chamar os comissários e acender fósforos e isqueiros
046- Num pouso de emergência preparada, havendo um passageiro paralítico a bordo, o comissário deverá:
a) acomoda-lo em qualquer acento com cuidados especiais
b) acomodá-lo perto da estação de comissários, sem cuidados especiais
c) sento-lo no corredor, próximo a porta, e instruí-lo como deve travá-la
d) sentá-lo em poltrona próxima a uma porta, designando um passageiro para que assista-o durante o pouso
047- As aeronaves comerciais são, obrigatoriamente equipadas com um sistema de iluminação normal e outro :
a) fixo
b) portátil
c) de segurança
d) de emergência
048- com relação ao assunto descrito a seguir, identifique a alternativa mais correta. em situação normal , durante as operações de decolagem e pouso, os comissários, por medida de segurança, devem:
a) verificar a área externa da aeronave
b) alertar os passageiros para que observem somente os avisos luminosos
c) checar apenas a posição das poltronas e a colocação de cintos de segurança
d) executar com rigor os cheques preparatórios com relação a passageiros, cabines, galleys e toaletes
049- As portas de uma aeronave podem ser operadas interna e externamente:
a) apenas em situação normal
b) apenas em situação de emergência
c) tanto em situação normal quanto em emergência
d) em situação normal e de emergência, com operação elétrica
050- A maneira correta para utilizar o megafone é:
a) colocar a mão sobre o megafone, falando bem alto
b) inicialmente apertar e depois soltar o switch para chamar a atenção e falar pausadamente
c) pressionar o botão enquanto fala
d) usar termos compreensíveis e ao mesmo tempo fazer mímicas; apertar o botão em ON enquanto fala
051- a dinâmica de impacto em pouso em pouso ou decolagem será verificar a operatividade da saída e:
a) abrir a porta e gritar para que os paxs saltem e escorreguem
b) aguardar a comunicação de outro tripulante para abrir a porta
c) abrir a porta e aguardar a ordem para desembarcar os paxs
d) abrir a porta, inflar a escorregadeira, gritar para que os paxs saltem
052- para melhor acomodação dos passageiros, em situação normal, e como prevenção contra uma possível emergência, as bagagens de mão devem ser acomodadas:
a) em um espaço reservado do lado da galley
b) dentro dos toaletes, em um compartimento no tero
c) nos compartimentos apropriados sobre as poltronas e dentro dos toaletes
d) embaixo da poltrona à frente do passageiro e nos compartimentos apropriados
053- Em uma evacuação, constatando-se que uma saída não deve ser aberta por haver condições externas adversas, o comissário responsável pela mesma deverá:
a) solicitar instruções do chefe de equipe
b) aguardar instruções da cabine de comando
c) permanecer junto a saída em questão e direcionar os paxs
d) dirigir-se a outra saída de emergência, solicitando que os passageiros o acompanhem
054- de acordo com RBHA-121, as aeronaves com capacidades para até 180 passageiros, deverão possuir a bordo, para casos de emergência, conjuntos de primeiros socorros em número de:
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
055- As saídas de emergência com coeficiente de evacuação de 30-40 paxs em 90 segundos, são as saídas tipo:
a) I
b) II
c) III
d) IV
056- Nos toaletes, com sistema preventivo de fogo, existe um dispositivo em seu interior. Indique -o abaixo:
a) aviso luminoso
b) capuz antifumaça
c) detector de fumaça
d) espelho com iluminação de alarme
057- A seqüência correta para uma pessoa abandonar a aeronave através das janelas de emergência da cabine de comando é passar, inicialmente:
a) a) As pernas e depois o restante do corpo
b) b) Os braços, a parte superior do tronco e finalmente as pernas
c) c) A cabeça, a parte superior do tronco e por último as duas pernas
d) d) Uma das pernas, a cabeça, a parte superior do tronco e por fim a outra perna
058- Nas aeronaves equipadas com escorregadeiras, o instante adequado para armá-las será no momento em que:
a) a) Os motores forem acionados
b) b) O comissário da estação terminar os cheques previstos
c) c) As portas forem fechadas, antes da partida dos motores
d) d) O chefe de equipe informar a tripulação, através do interfone
059- Na maioria das aeronaves, o equipamento auxiliar de evacuação nas janelas de emergência, tanto na cabine principal, são os (as)
a) a) Coletes salva-vidas
b) b) Cordas ou tiras de escape rápido
c) c) Escadas de corda com madeira
d) d) Escorregadeiras ou rampas infláveis
060- havendo necessidade de utilização de botes ou escorregadeiras-barco, o equipamento de sobrevivência no mar localiza-se
a) a) No compartimento junto a galley
b) b) Nas estações de comissários
c) c) No próprio bote
d) d) Em local de fácil acesso
061- os botes salva-vidas ou escorregadeiras-barco e os equipamentos individuais de flutuação são obrigatórios pára aeronaves que efetuam vôos:
a) a) Costeiros
b) b) Regionais
c) c) Domésticos
d) d) Transoceânicos
062- No cheque pré-vôo do extintor de gás freon verifica-se:
a) Lacre e validade
b) b) Monômetro, lacre e validade
c) c) Porta corta fogo fechada
d) d) Lacre e manômetro faixa verde
063- quando houver falha no sistema normal de iluminação, nas aeronaves em geral, ocorrerá que:
a) a) Um sistema secundário será acionado
b) b) Os faros da aeronave serão acesos automaticamente
c) c) Imediatamente todas as luzes de leitura acesas
d) d) As luzes de emergência serão acesas automaticamente
064- no caso do cinto de segurança não ser suficiente para travar ao redor da cintura do pax, o comissário deverá:
a) a) Comunicar ao comandante e o pax é liberado de seu uso
b) b) Informar ao despacho de terra que o acomodará em outra aeronave
c) c) Providenciar um cinto extensório
d) d) Avisar ao comandante e o pax será acomodado na cabine de comando do jump seat
Por virtude de tempo, as questões desse grupo serão consideradas apenas as que estiverem corretas.
065- As saídas que, normalmente, oferecem maiores restrições numa evacuação de emergência em terra são
janelas sobre as asas
067- em locais com fumaça ou gases, o s itens necessários para combate a focos de incêndio, além de extintor adequado e luva de amianto, são:
Cilindro de oxigênio com máscara full-face ou C.A.F
068- havendo vazamento de pressão por uma das portas da aeronave, o comissário deve:
Avisar ao comandante e retirar paxs da aérea
069- na eventualidade de se promover o embarque ou desembarque dos passageiros com um dos motores em funcionamento, em qualquer tipo de aeronave, deve-se:
Direcionar os paxs para o lado oposto do motor em questão
070- havendo uma despressurização da cabine, as máscaras do sistema fixo de oxigênio ficarão disponíveis para uso quando a altitude da cabine atingir:
14.000 pés
071- havendo necessidade de preparar a cabine para um pouso de emergência na água, deve-se:
Selecionar ajudantes que saibam nadar, pedir aos paxs que coloquem coletes, sem inflá-los no interior da aeronave
072- na preparação de cabine para um pouso de emergência, os paxs instruídos para assumir a posição de impacto:
Ao sinal do comandante e quando ouvirem a ordem “ posição de impacto”, mantendo esta posição até a parada total da aeronave
073- informações claras, objetivas, usando frases curtas e afirmativas acompanhadas de mímica, são procedimentos de:
Emergência imprevista ou preparada com evacuação de cabine
074- para inflar colete salva-vidas pode-se:
Puxar as alças de inflação de cor vermelha ou inflar pelos tubos
075- para portas tipo “A”, tem-se como coeficiente de evacuações para saída de emergência operativa:
90 a 100 pessoas em 90 segundos
076- para tripulante usar CAF em casos de emergência, antes de vesti-lo deverá:
Puxar a alça de liberação de O2
077- os extintores de gás freon estão localizados em compartimentos:
Sob a pia dos lavatórios, nos motores e em aeronaves maiores, no compartimento de carga
078- os fatores que podem originar um acidente são:
Técnicos, humanos, meterológicos, casuais e desconhecidos
079- os coletes salva-vidas em crianças deverá ser ajustados:
Nos ombros, na cintura e entre as pernas
080- o tempo de uso da CAF será de:
15 minutos
081- havendo uma evacuação com utilização de janelas de emergência sobre a asa, tempse como equipamento auxiliar de evacuação tiras ou cordas de escape:
Que são embutidas no encaixe superior da janela, ficando aparente somente com a retirada da janela
082- ao operar o escape slide em uma evacuação, percebe-se que não inflou automaticamente. O procedimento imediato deverá ser:
Puxar a alça de inflação manual de cor vermelha que se encontra do lado direito do mesmo
083- para que uma pessoa possa segurar com firmeza o assento flutuante, existem na parte inferior alças vermelhas em número de:
2
084- o sistema de pressurização tem como finalidade manter o interior da aeronave a uma altitude de:
8.000 pés, mesmo variando em sua real altitude
085- quando a aeronave estiver em processo de despressurização, soará alarme na cabine de:
Comando quando a altitude da cabine atingir 10.000 pés
086- os procedimentos rotineiros de segurança antes do pouso incluem:
Guardar e travar os compartimentos na galleys; efetuar alocução de segurança; checar a cabine
087- um dos itens da NOSER IAC – sobre abastecimento de aeronaves com pax a bordo, será:
Alocução apropriada sobre procedimentos e medidas de segurança pertinentes
088- considera-se urna funerária, perecíveis e animais vivos como:
Carregamento especial
089- havendo alijamento de combustível, o comissário deverá avisar aos paxs quanto a:
Não acender e nem ligar luzes individuais ou usar objeto que produza faísca
090- o número de saídas de emergência com escape slide na aeronave Boing 737 é:
04
091- são procedimentos rotineiros de segurança:
Não entrar na cabine de comando 5 minutos antes do pouso e 10 minutos após a decolagem
092- os comissários deverão fechar portas e armar escape slide:
Antes da decolagem
093- explosivos infamáveis, oxidantes venenosos, materiais radioativos, corrosivos, são artigos considerados:
Perigosos e classificados como carga restrita, sendo o seu transporte efetuado de acordo com a determinação de órgãos competentes
094- pode-se dizer que em uma despressurização há perda de:
Pressão interna para o exterior da aeronave, equalizando as pressões interna e externa
095- em caso de evacuação da cabine, as ordens dadas aos paxs devem ser acompanhadas de mímica pois:
a) a) Ajuda dar ênfase aos procedimentos
b) É linguagem internacional
c) c) Atende aos paxs mudos
d) d) “B” e” C” se completam
096- como prevenção de pânico a bordo, mediante “ receio de voar”, realiza-se:
Serviço de bordo; desenvolvimento de programa de diversão a bordo
097- pode-se dizer que uma emergência imprevista é o acontecimento:
Imprevisto, sem conhecimento prévio, com evacuação da cabine
098- a posição de impacto para gestante, além de cinto de segurança no baixo ventre, deve ser:
Protegida com travesseiros e cabeça lateralizada
099- a necessidade de atenção constante durante pousos e decolagens tem como objetivo:
Estar atento caso haja alguma anormalidade
100- se durante uma evacuação , ao olhar o visor, o comissário perceber que há fogo, o procedimento
correto para esta situação será:
Não abrir a porta, permanecer junto a ela. Gritando “ FOGO” e reorientar para outras saídas
são as questoes exatas da prova ?
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