quarta-feira, 20 de julho de 2011

introdução de Navegação


1.1 DEFINIÇÃO
A palavra navegação tem origem latina: NAVIS (embarcação) e AGERE ( locomover-se). podemos definir navegação aérea como a ciência que possibilita a um navegador conduzir uma uma aeronave no espaço, levando-a de ponto a outro, com segurança e eficiência. implicitamente verificaremos que navegar implica em determinar constantemente dois elemEntos fundamentais: LOCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO.

1.2 métodos
Para o navegador obter os elementos indispensáveis à navegação (posição, direção, distância e tempo) poderão ser utilizados os seguintes métodos:

s) navegação visual, por contato ou praticagem:
consiste em determinar a posição e direção de uma aeronave por intermédio de referencias visíveis na superfície terrestre, tais como vilas, rios, lagos, montanhas, ferrovias e rodovias, pontes, etc. este método é o mais utilizado pelos principiantes na aviação e apresenta o incoviniente de depender de condições de tempo favoráveis e luz solar, normalmente.

b)navegação estimada
Neste método a condução da aeronave vale-se do uso de informações de tres instrumentos de bordo: bússula, velocímetro e relógio e, quando possível, aplicando a influência do vento atuante, considerando-se a direção e distância voada a partir de um ponto de referência conhecido, "estimando-se" assim nova posição.

c) navegação rádio, radionavegação ou radiogoniometria
considera-se em terminar a posição geográfica e orientação de uma aeronave por meio de interpretação de mostradores de bordo, da direção de ondas de rádio emitidas por estações terrestres especialmente instaladas próximo a aeródromos ou locais convenientes

d) navegação eletrônica:
Baseando-se em equipamentos eletrônicos munidos de computadores, podendo ou não depender de estações terrestres. como exemplo podemos citar os sistemas DOPPLER, ÔMEGA E INERCIAL

e) navegação astronômica ou celestial:
Baseado na observação de corpos celestes e tem como base a utilização do instrumento conhecido como sextante

f) navegação por satélite
sistema baseado em 24 satélites colocados em órbita de 12900 milhas náuticas, iniciado em junho de 1977 e conhecido como GPS (Global Positioning System).

1.3 A TERRA E SEU GRADEADO
A superfície terrestre é de forma irregular, com elevações e depressões, e também apresenta um achatamento nas regiões polares que ocasiona uma diferença entre os diâmetros medidos entre os polos e no sentido perpendicular a este, num valor aproximado de 43 quilômetros.
entretanto, como estas diferenças de cita e diâmetro, se comparadas ao tamanho da supefície terrestre, são consideradas desprezíveis, para efeito de navegação consideramos a terra uma esfera.
também é conhecimento que a terra gira em torno de um eixo imaginário (chamado plocr ou terrestre) num movimento de rotação, realizado no sentido anti-horário se considerarmos a visão do pólo Norte.

Aos lugares formados pela intersecção do eixo polar com superfície terrestre chamamos de pólos geográficos ou verdadeiros. temos o pólo Norte verdadeiro e o pólo Sul verdadeiro.







Nenhum comentário:

Postar um comentário